Dr. SOHAKU BASTOS responde em nota ao Caderno Zona Sul, O Globo

Jornal O Globo / Caderno: Zona Sul
Seção: Fala, Zona Sul / Data: 05/03/2009
"Introduzi a eletroacupuntura sistêmica no Brasil há mais de 35 anos, sou autor de nove livros sobre acupuntura e medicina oriental no Brasil, graduado em Medicina Oriental no Japão, bacharel em Medicina no Sri Lanka, especialista em Eletroacupuntura no Japão e doutor em Acupuntura no Sri Lanka.

Obtive a equivalência de meus estudos no exterior para o exercício da técnica da acupuntura no Brasil junto ao Sistema Estadual de Educação, órgão subordinado ao MEC. Presidi diversos congressos internacionais na área da saúde no Brasil e no Exterior, além de ter sido homenageado por diversas entidades médicas. Fui conferencista em Eletroacupuntura e Eletrodiagnóstico do curso que forma médicos acupunturistas da famosa Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

Titulação acadêmico-profissional, contudo, não se confunde com o exercício de profissão. Caso contrário, médicos de formação oriental que vem ao Brasil para promover cursos, por exemplo, não poderiam se intitular “médicos”, por não terem cursado “uma faculdade de Medicina reconhecida pelo MEC”, tampouco terem seus diplomas registrados no CRM. Médicos formados em Medicina Oriental no exterior estudaram esse sistema de saúde na fonte, e não de segunda ou terceira mão, e são eles as autoridades dignas de crédito nessa área.

Segundo decisões judiciais, a prática da acupuntura no Brasil não é exclusividade de médicos registrados no CRM, mas de todos os profissionais da saúde, consoante seus conselhos, por não ter Lei Ordinária que regulamente a profissão, apenas projeto de lei, ora em tramitação no Congresso Nacional. Por exercer função pública evito envolvimento com este tipo de polêmica. Contudo, nesse caso, não podia me furtar de uma resposta esclarecedora, dando por encerrada esta questão."

Dr. Sohaku Raimundo Cesar Bastos
Fundador do Colégio Brasileiro de Acupuntura da ABACO